-
Arquitetos: AWP/ Atelier Oslo; AWP/ Atelier Oslo
- Área: 140 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jonas Adolfsen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando Sandnes e Stavanger foram escolhidas as Capitais Culturais da Europa de 2008, o Concurso Norwegian Wood foi lançado para promover arquitetura inovadora em madeira contribuindo para fazer a região uma vitrine internacional para isso. Sandnes pediu um projeto de uma nova praça e um objeto escultural em madeira no distrito de Langgata, destinada a revitalizar a área e criar um lugar onde muitas atividades culturais pudessem acontecer: um local de encontro, mercados, concertos informais de música e outros acontecimentos.
Um local destinado a abrigar, convidar e encorajar mais eventos sociais e dar suporte às novas práticas. Como o local é visto de longe, e a partir da linha de trem que separa essas duas diferentes áreas da cidade, foi essencial criar um objeto que pudesse ser experimentado à distância e que revelasse a praça. De âmbito local, mas olhando para o futuro, a ambição dos projetistas era criar um manifesto para a concepção do espaço público: não só a decoração, mas uma estratégia urbana;
A proposta se valeu da forma iconográfica de uma antiga casa de madeira, mas aqui, suspensa. Através da redefinição de suas construções tradicionais e fazendo com que brilhasse no escuro, um novo ponto de referência para a cidade foi criado, um símbolo da cidade antiga adaptado a escala das dimensões da nova cidade, se valendo de motivos da antiga arquitetura em madeira da Noruega para projetar um objeto contemporâneo.
Essa Lanterna pública tinha o objetivo de conferir um espaço onde pudessem ser aproveitadas as mudanças de luz e de tempo, se e quando nada mais estivesse acontecendo. E se tem sempre algo acontecendo, graças à Lanterna, mais vai acontecer: criatividade chama mais criatividade.